Guerra espiritual pelas crianças exige capacitação permanente

Pastor Elias Cardoso: “Ensine o seu filho a ser um adorador. Não exponha as crianças a riscos que nem mesmo nós adultos temos completo conhecimento tão a velocidade das inovações”

Nos dias 18 e 19 de agosto, a sede Regional de Francisco Morato, sob liderança do pastor David Habacuque, recebeu dezenas de mulheres e homens que cooperam no Ministério Infantil, bem como pais e responsáveis que entendem a necessidade e urgência de buscar instrução para garantir que as crianças do século 21 sejam conduzidas a Cristo.
Além de evangelistas de crianças da Regional anfitriã, também participaram da quarta edição do Seminário Semear, integrantes do Dimp nas regionais de Cabreúva, Caieiras, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Jaraguá, Jardim Cachoeira, Jundiaí, Monte Mor, Vila dos Remédios. Membros de outras denominações também participaram do evento.

A mobilização é uma evidência da necessidade de capacitação permanente que os voluntários da evangelização e discipulado das crianças sentem. O seminário contou com a realização de cinco plenárias sobre temas pertinentes para a atuação dos vocacionados no ministério com crianças.

Pastor Fernando Cardoso: “Uma liderança relevante, precisa: ver mais que os outros, ver além dos outros e ver antes dos outros”

As reflexões à luz da Palavra de Deus fortaleceram o senso de urgência para o cumprimento da obra missionária com a devida atenção aos pequeninos. Os que já atuam nesta frente ponderaram sobre a promessa do Senhor de capacitar, revestir de poder àqueles que não cruzam os braços, não se acomodam, mas assumem posição em favor de vidas preciosas quer tenham elas 3 ou 90 anos . O evento também destacou o papel fundamental e indispensável dos pais. Todo esforço e parcerias são pertinentes para que a próxima geração cresça diante de Deus e dos homens em graça e conhecimento.

LEGADO

O pastor Elias Cardoso, presidente da AD Perus, tem alertado a igreja quanto à necessidade de cercar as crianças com todos os cuidados espirituais e sociais que são necessários. Ele relata que orou ao Senhor e expressou sua preocupação com a marcha da igreja até que Jesus venha buscar o seu povo. O Eterno, em sua bondade, o consolou destacando o comportamento de algumas crianças durante o culto.

Pastor Alessandro Morais: “Nossas crianças têm sido um dos principais alvos do nosso inimigo, pois são alvos de ideologias que visam destruir princípios e valores cristãos.”

Em seu coração ele discerniu que Deus está forjando aqueles que vão dar continuidade à pregação do evangelho. No entanto, isso não isenta a igreja já adulta da responsabilidade de ter a mente estratégica do apóstolo Paulo: “Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” (1Co 9:22).

A estruturação do Dimp Kids é uma das etapas deste desafio missionário. Os pastores regionais estão cada vez mais conscientes da necessidade de empreender todos os esforços para que não tenhamos os mesmos dissabores da geração que sucedeu Josué, conforme revela o texto de Juizes 2:10: “Todas as pessoas daquela geração também morreram e os seus filhos esqueceram o Senhor e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel”.

Consideremos a palavra do profeta Azarias ao rei Asa e seus contemporâneos: “Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa” (2Cr 15:7). Apliquemos em nosso coração a motivação e determinação de Neemias: “Eu vi que o povo estava preocupado e por isso disse a eles, e às suas autoridades, e aos seus oficiais: — Não tenham medo dos nossos inimigos. Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e terrível e lutem pelos seus patrícios, pelos seus filhos, suas esposas e seus lares” (Ne 4:14 – NTLH).

PALESTRAS

Professora Miriam Dias: “Para que nossos filhos fiquem protegidos de abuso sexual eles precisam conhecer a sexualidade e entendê-la em uma linguagem adequada à idade e de acordo com o desenvolvimento dela”


Na sexta-feira, dia 18, o pastor Fernando Cardoso, coordenador nacional do Dimp Kids, abriu a série de palestras e tratou sobre o tema: “Uma liderança relevante e seus frutos”. No sábado, o pastor Alessandro Morais, de Itupeva, discorreu sobre “Os benefícios do Reino de Deus na infância”. A professora Miriam Dias, de São Caetano do Sul, expôs sobre a “Violência infantil, proteção e prevenção”. “A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil” foi tema da psicóloga Luciana Valentim, da Regional Santa Maria. A professora Silviane Gomes, de Jundiaí, detalhou as etapas para elaboração de um esboço que resulte em “Ensino com excelência”.

BUSCA CONSTANTE

Diante dos desafios para que o acesso dos pequeninos a Cristo seja facilitado, a busca por conhecimento da Palavra de Deus, aliado às melhores práticas pedagógicas. Bruna Gracielle, coordenadora do Dimp Kids de Francisco Morato, destaca que todo esforço para que mais crianças sejam apresentadas ao Senhor Jesus vale a pena.
“Sabemos que os ataques são intensos tanto contra elas, quanto contra nós que queremos instruí-las na Palavra do Senhor. Contudo, maior é o que está em nós do que o que está no mundo”, conclui Bruna.

CONTROLE DE ACESSOS DIGITAIS DAS CRIANÇAS

Psicóloga Luciana Valentim:O uso excessivo da tecnologia, principalmente na infância, já foi comprovado cientificamente que traz grandes prejuízos no desen-volvimento: físico, comportamental e emocional”

Uma vez que a tecnologia veio para ficar, os pais devem adiar ao máximo a entrega de um celular a uma criança. Ao fazê-lo, a educação sobre o uso com sabedoria deve ser permanente.
Para auxiliar nisso, há aplicativos como o “Family Link” -clique aqui para saber mais- do Google que permite controlar o que as crianças podem acessar e também pode indicar até a localização da criança em tempo real.

O pastor Elias Cardoso, presidente da AD Perus, tem sido recorrente no alerta aos ais que, muitas vezes, entregam um celular às crianças com o intuito de “ficar tranquilo”. Contudo, diante da mobilização criminosa no uso das redes sociais e até games, esta é uma medida perigosa. “Ensine o seu filho a ser um adorador. Não exponha as crianças a riscos que nem mesmo nós adultos temos completo conhecimento tão a velocidade das inovações”, alerta o presidente.

Recorrer às babás eletrônicas para ter tranquilidade ´é um erro no qual não se deve insistir. A Bíblia Sagrada é cristalina quando trata da transmissão de conhecimento, princípios e valores no ambiente familiar: “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt 6:7). Ou seja, a igreja, por meio do ministério infantil, é uma parceira na educação espiritual das famílias. No entanto, as Escrituras não deixam margem de dúvida sobre o dever da família que não pode deixar de ensinar a Palavra de Deus, àqueles que são definidos como “heranças do Senhor”. Se faz necessário repetir os ensinamentos das Sagradas Letras em casa e fora dela, ao se recolherem para repouso e ao iniciar a jornada diária.

Professora Silviane Gomes: “Cada história bíblica precisa ser sobre Deus. Devem ser lições bíblicas para transformarem a vida da criança”

DOWNLOAD

Uma vez que o volume de informações é elevado, os palestrantes, gentilmente, disponibilizaram o conteúdo das palestras.

Acesse nos links abaixo.

UMA LIDERANÇA RELEVANTE E SEUS FRUTOS
Pastor Fernando Cardoso

OS BENEFÍCIOS DO REINO DE DEUS NA INFÂNCIA
Pastor Alessandro Morais

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Psicóloga Luciana Valentim

VIOLÊNCIA INFANTIL, PROTEÇÃO E PREVENÇÃO
Professora Miriam Dias

ENSINO COM EXCELÊNCIA – ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ESBOÇO
Professora Silviane Gomes

GALERIA DO EVENTO