Usando da liberdade para agradar a Deus
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” Gl.5.13
Usemos da liberdade cristã com sabedoria para não darmos lugar a carne, visto que somos livres por Cristo e a nossa vida é diferente.
Toda liberdade que não é supervisionada pela voz e direção do Espírito, não é liberdade, pois em 2 Co.3:17 está escrito que “onde há o Espirito de Deus ai há liberdade”.
Viver a vida cristã em liberdade, é poder fazer qualquer coisa; contanto que, convenha (1Co.6:12), contanto que não entristeça ao Espírito Santo (Ef.4:30); contanto que seja para glória de Deus (1Pe.4:11), contanto que seja para agradar a Deus (Efeito.5:10)
Quanto mais proximidade tivermos da Palavra de Deus, andaremos em liberdade (Sl.119:45), andaremos parecido com o ministério de Jesus que apontava para libertar os presos e fazê-los andar em liberdade (Is.61:1 e Lc.4:19).
Você sabia que de alguma forma, sua vida de intimidade com Cristo tem influenciado vidas?
Perceba como muitos que estão começando na fé, estão olhando para nosso modo de viver, logo, precisamos assimilar que alguns por começarem são tidos como fraco; porém, estão crescendo; portanto, cabe a cada um de nós, não usar de nossa liberdade para influenciar o erro, trazendo desencorajamento para quem começa. Recorda-se do que Paulo diz em 1Co.8:9 “vede que essa liberdade não seja dalguma maneira escândalo para os fracos.”
Quando Paulo escreve que agora “somos chamados á liberdade”, ele fala sobre o proceder de uma vida longe da servidão do pecado, pois agora nossa vida está em Jesus Cristo, é por isso que ele passa algumas orientações que nos ajuda a não usarmos da liberdade que temos, por causa da graça e darmos ocasião à carne.
Lembrando que, a carne aqui citada por Paulo no contexto, refere-se a seguir os ritos da lei, o que na dispensação da graça de nada aproveita (Gl.5:2).
Paulo chama a atenção para que o crente em Cristo mantenha firme a sua liberdade em Cristo, e o que vale agora, é um coração marcado, tratado, na verdade circuncidado não da carne (Gl.6:13), mas sim o ser uma nova criatura conforme (Gl.6:15)
“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.”
E para aprofundar-se ainda mais em como ser uma nova criatura, Paulo apresenta uma vida no Espírito a partir dos versículos 16 á 26 do Capitulo 5 aos Gálatas:
1. Estando no Espirito (v.16)
2. Andando em Espirito. (v.16)
3. Alimentando-se das coisas do Espirito. (v.17)
4. Sendo guiado pelo Espirito. (v.18)
5. Manifestando o fruto do Espirito (v.22)
6. Vivendo no Espirito. (v.25)
É em Galatas 5 que Paulo mostra que existe uma luta entre a carne e o Espirito, e estes “OPÔEM-SE” um ao outro.
Não há comunhão com a carne e o Espírito, e Paulo lista nos versículos 19 á 21 algumas coisas que desejam uma “OCASIÃO, para por fim em nossa nova vida:
a. Adultério
b. Prostituição
c. Impureza
d. Lascívia
e. Idolatria
f. Feitiçaria
g. Inimizades
h. Porfias
i. Emulações
j. Iras
k. Pelejas
l. Dissensões
m. Heresias,
n. Invejas
o. Homicídios
p. Bebedices
q. Glutonarias
r. Coisas semelhantes a estas.
Deus nos ajude a vivemos em uma dimensão para darmos ocasião a outras coisas, como:
a. Adorar o Pai.
b. Adorar o Filho.
c. Adorar o Espírito.
d. Amar o nosso próximo.
e. Ler a Palavra.
f. Meditar na Palavra
g. Crer na Palavra
h. Proclamar a Palavra
i. Buscar os dons espirituais
j. Estar aperfeiçoando o dom ministerial
k. Ganhar almas.
l. Perseverar nas coisas que acompanham a salvação.
m. Clamar por poder.
n. Batalhar pela fé.
o. Andar em amor.
p. Manter-se firme em esperança.
q. Motivar outros à fé
r. E coisas semelhantes a estas.
Nossa liberdade é para dar ocasião as coisas que edificam!
Nossa liberdade é para ser usada para agradar a Deus!
Até a próxima!