A juventude e a obra missionária

Apresentação teatral trouxe consciência e gerou despertamento para milhares de jovens

A parceria entre Umademp e Conampe, já consolidada nas manhãs missionárias do Congresso Nacional de Jovens, tem trazido muitos frutos. No domingo, dia 17, pela manhã, os congressistas foram impactados pela mensagem de conscientização missionária apresentada pelos jovens em uma apresentação teatral que foi marcada por muita graça da parte de Deus.

Durante a apresentação, todos os personagens recebem o convite de Jesus, interpretado pelo jovem Lincoln Raí, para cumprirem diferentes projetos missionários. Desde missões transculturais a interpretação da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), liderança do departamento de jovens ou cuidado social e espiritual de populações ribeirinhas.

O convite de Jesus, na produção teatral era para que deixassem a condição de “expectadores”, para “participantes” para cumprir a nobre missão de anunciar o evangelho até os confins da terra. A cada trio convidado, dois apresentavam desculpas, se justificavam e apenas um aceitava. Dos 12 convidados, apenas quatro disseram sim. A estes personagens, que representam a todos que amam ao Senhor não apenas de palavras, mas em atitudes, foi reiterada a promessa: “Saibam vocês, que esta jornada não será solitária. Eu vou com vocês. Caminho com cada um de vocês.”

Jhenyfer Luani: “Sei que eu sou alguém que tem algo de Deus em minha vida, sei do meu chamado. Então voltei com mais ânimo e graça do céu, para trabalhar para o Senhor”

QUEBRANTAMENTO

A mensagem interpretada de modo simples e direto resultou em mudanças de postura, frente à obra missionária. A jovem Jhenyfer Luani, de Nova Londrina-PR, contabilizou a quarta participação no Umademp Brasil. Ela define o congresso como “incrível” e testifica que a conscientização missionária a fez “chorar rios de lágrimas”.

Jhenyfer explica “sentia Deus trabalhando dentro de mim uma presença, me incentivando a me levantar e ir viver o propósito e eu tenho em meu coração”. Assim como as personagens da peça teatral, Luani pontua que também apresentava justificativas. Mas, conforme ela testifica, o Senhor “usou de toda sabedoria e amor pra despertar minha alma assim como várias outras. Com toda certeza me enchi de uma graça que não é minha, mas de Deus. Voltei pra casa com todas as forças pra fazer a diferença aqui onde moro e por onde eu for”, afirma.

Ela também se comprometeu diante do Senhor em estar mais pronta para ajudar líderes, pastores, famílias e pessoas que precisam de mim. “Sei que eu sou alguém que tem algo de Deus em minha vida, sei do meu chamado. Então voltei com mais ânimo e graça do céu, para trabalhar para o Senhor”, conclui.

Catiele Xavier: “O que mais me impactou, sem sombra de dúvidas, foi a manhã missionária, pois já é um desejo que queima em meu coração ver que o campo é grande e os ceifeiros são poucos”

VISÃO AJUSTADA

Catiele Cristina Xavier dos Santos, que também integrou a caravana de Nova Londrina-PR, também destaca o impacto da manhã missionária para sua vida. “O que mais me impactou, sem sombra de dúvidas, foi a manhã missionária, pois já é um desejo que queima em meu coração ver que o campo é grande e os ceifeiros são poucos”, detalha.

Catiele decidiu participar do congresso mais como forma de incentivar outros jovens da sua congregação a viverem esta experiência. Em sua percepção, seus amigos estavam precisando de um despertamento. A disposição valeu a pena. Tanto para si, quanto para o que ela viu acontecer. “Pude ver Deus agir com grande poder na vida deles. Vi o Senhor tocar, salvar e quebrantar. E, de quebra, ainda falar ao meu coração, que independente da situação, suas promessas não se frustrarão”, encerra.

LINK MISSIONÁRIO

O pastor Rodrigo Allan, missionário que atua na Venezuela, em Ciudad Bolívar, fez uma participação especial na Manhã Missionária do Umademp Brasil 2022. Ele mencionou os grandes desafios sociais do País, o êxodo de venezuelanos. “Deus espalhou os venezuelanos por todo o mundo”, ponderou. “A minha palavra a todos os jovens, toda Umademp, é gratidão a todos que têm colaborado com a obra missionária”.

A gratidão se justifica por diversos fatores. Pois, mesmo em um contexto econômico de hiperinflação com a necessidade de aplicar 5.660 bolívares para a compra de um dólar, a igreja tem vivido um milagre que é a construção do novo templo sede da AD Perus, com 357m² (12,6×28,4m), em Ciudad Bolívar. O missionário detalhou, ainda, que nesta primeira quinzena de julho, já havia sido executada 30% do telhado. “Algo inédito para a situação e realidade deste País. Deus tem nos dado graça. Tem levantado uma equipe. Nada disso seria possível sem a oração e o apoio da nossa igreja”.

Uma vez que as necessidades da obra missionária vão estar presentes até que Cristo venha, é necessário a constância e perseverança no cumprimento da tarefa. “Você que ora e contribui com a obra missionária, minha gratidão em nome de toda igreja venezuelana. Continue orando por nós”.

CONVITE

O pastor Rodrigo e a missionária Tatiana disseram “sim” ao convite do Mestre e, a despeito das dificuldades, reconhecem o cumprimento da promessa do Senhor de não abandonar os seus obreiros. Eles também têm em mente a urgência da obra missionária e a carência sempre presente por mais ceifeiros.

Por isso, recordou a mensagem do apóstolo Paulo aos romanos:  “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ‘Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!’” (Rm 10:14,15).

Diante disso, o missionário ministrou sobre a juventude. “Jovens do Umademp, a AD Perus está enviando missionários. Eu quero contar que você vai ser o próximo missionário do Conampe no mundo pregando a palavra do Senhor”, concluiu.

ASSISTA A APRESENTAÇÃO TEATRAL