A mente cheia do Espírito Santo pensa – Parte 5

“Quanto ao mais, irmãos, …tudo o que é justo se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

“Quanto ao mais, irmãos, …tudo o que é justo… se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fl.4:8

As balanças existem para medirem o que é justo. Quando uma balança está errada a perda é drástica. A balança enganosa é uma forma clara de algo não está sendo justo. (Pv.11:1)

A mente cheia do Espirito Santo pensa no que é justo, reto e coerente. A conduta de uma pessoa justa por diversas, vezes foram destacadas nas Escrituras, como: Abel (Mt.23:35); Noé (Gn.6:9); Jó (Jó.34:5) e outros.

O justo pratica a justiça (1Jo.3:7), e insiste nela (Ap.22:11). O justo vive de fé em fé (Rm.1:17). O respeito é visto como um ato louvável, e isto é justo (Ef.6:1).

Em Lucas 15 temos um retrato de uma mente cheia do Espirito que consegue enxergar no regresso de um filho pródigo, o ato de se alegrar. As Escrituras nos mostram que o Pai disse ao filho mais velho, (que não enxergava ser justo): Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.” Lc.15:32

A mente cheia do Espirito vê a possibilidade de ser justo, e recomeçar. Ser justo, e acreditar. Ser justo, e partilhar. Ser justo, e compartilhar. Ser justo, e se alegrar.

A mente do irmão mais velho é o retrato de uma mente cheia de injustiça. Para ela era injusto, fazer algo por quem não estava mais no seio da família. Para ela, era injusto, não se preocupar por alguém que se esqueceu, da casa do pai, do calor do pai, do aconchego da família. Para ele era injusto, fazer da vida o que quiser e depois, mostrar uma cara lavada de arrependimento, dizendo que pecou. Tudo isso e mais um pouco pensava o irmão mais velho. Percebe como atitudes podem revelar o que verdadeiramente está se pensando do momento e de alguém?

O pai disse, é justo, pensar comigo o que penso sobre isso. E o que penso?

  • É o meu filho e é teu irmão (Isso é justo)
  • Estava morto e reviveu (Isso é justo)
  • Tinha se perdido e foi achado (Isso é justo)

É justo, minha atitude em pensar e fazer isso! Mostrou o pai!

Nisso existe virtude, nisso existe louvor. Demonstrou o pai!

Absolutamente, tudo o que é justo.

O ato de ser justo em meio as injustiças, lhe dão a capacidade de crescer a cada dia conforme Provérbios 4:18 “mas a vereda do justo, é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

“…tudo o que é justo… se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Até a próxima meditação!

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Serve na Deus na AD Perus Catedral. Casado, pai de dois filhos.