Mordomia cristã: servir com fidelidade ao reino de Deus
A EBFO 2022 traz a mordomia cristã como tema central. Por questões da dinâmica da língua, no idioma Português a palavra “mordomia” é comumente associada a “regalias, privilégios bem-estar, vantagens que aumentam os rendimentos sem acarretar encargos”, conforme aponta a lição 1, da revista “Excelência” (ano 17/2022).
O pastor Joinville Albernaz, primeiro vice-presidente da AD Perus, apresentou a primeira lição da escola bíblica e detalhou a definição do que é a mordomia sob a perspectiva cristã.
Como introdução, ele destacou, primeiro, a identidade do mordomo no contexto espiritual. “Somos nada mais, nada menos que vasos de barro. A glória é de Deus que não a divide com ninguém”. A clareza neste entendimento define o passo seguinte na postura e decisões do mordomo cristão. “Reconhecendo quem somos, não temos condições de dizer não para Deus. Reconhecendo que fomos comprados pelo sangue de Jesus no Calvário, a nossa vida não é nossa, a nossa vida pertence a ele”.
Albernaz chamou a atenção dos convencionais que o ato de estarem congregados na Catedral é uma forma de tributo a Deus. “Estamos aqui reconhecendo que a graça do Senhor nos alcançou”, lembrou o pastor Joinville.
Durante a exposição, o pastor Joinville enfatizou que, como servos verdadeiramente agradecidos, os obreiros devem ter disponibilidade. “Ferramenta só tem de estar à disposição. Porque o Dono da ferramenta pode te usar na hora que Ele quiser”. Ele ponderou, ainda, que o coração do mordomo fiel não faz exigências de lugar, estrutura, condições financeiras, apenas responde positivamente à voz do Senhor. “Obreiro fiel, não escolha lugar para servir. O que traz felicidade a um homem, a uma mulher é estar no centro da vontade de Deus”.
Assista a ministração na íntegra.