EBFO & Convenção 2022 promove Seminário de Gestão
Durante a EBFO & Convenção 2022, realizada de 21 a 24 de abril, os convencionais tiveram a oportunidade de participar do Seminário de Gestão aberto para pastores regionais, setoriais, locais, lideranças, secretários e tesoureiros. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 22, em dois períodos, com transmissão online específica para irmãos que não puderam estar presentes na capital paulista.
O pastor Elias Cardoso destacou que a AD Perus tem se dedicado a aprimorar as ferramentas de gestão. “A igreja tem uma organização. Não é só vir à igreja, cantar os hinos, fazer oração, fazer apelo, tirar ofertas e ir embora”, ponderou o presidente. Ele destacou, ainda, que a igreja tem regras documentadas em seu Estatuto e Regimento Interno que devem ser observadas por todos. Com isso, a administração contempla a atenção ao que está determinado no que diz respeito a arrecadação, frequência, membresia, patrimônio etc.
Na introdução do seminário, o pastor Elias destacou a importância de que todos os irmãos que são aprovados para as funções administrativas tenham muito claras algumas informações como “responsabilidades do dirigente, tesoureiro, secretário tanto no âmbito da congregação, quanto do setor e regional, bem como nacional”.
Os painelistas desta edição foram o pastor Cleverson Lacerda, evangelista Wesley Roberto, o diretor administrativo evangelista Edson Dominicali, o presbítero Charles Santos, o diretor da Etademp, evangelista Uilson Nunes. O pastor Cleverson Lacerda pontuou os conceitos de gestão e liderança. “Liderança é mostrar o caminho, gestão é trilhar o caminho”. Com base nisso, ele afirmou que “existem líderes que são muito bons em estabelecer os caminhos, mas são muito ruins em trilhar os caminhos”.
Lacerda enfatizou a importância da confiança que deve ser construída e consolidada dia após dia no relacionamento entre líderes e liderados. “O líder que não possui a confiança do seu superior, dificilmente vai ter a confiança dos seus liderados”. O expositor ponderou, ainda, que uma vez estabelecida a confiança, ela não é perdida em uma única ação. “A quebra de confiança não é algo que acontece em uma única atitude, mas por uma sequência de fatos”, afirma.
Com apresentação de situações práticas, o evangelista Wesley Roberto detalhou procedimentos como registro de congregação, lançamentos de receitas e despesas, envio de documentação entre outras questões. “Tudo que falamos é uma questão de transparência. Assim podemos mostrar aos nossos membros e, também, ao fisco que não estamos fazendo desvios de finalidade. Por isso, ter boas práticas no exercício da mordomia cristã”.
O presbítero Charles Santos, responsável pelo departamento de mídia da AD Perus, apresentou a estrutura de comunicação do ministério. Ele destacou o impacto da pandemia no uso das ferramentas de comunicação e algumas diretrizes para padronizar a comunicação institucional do ministério em todos os seus níveis da Catedral às congregações. “Essa equipe entende que o processo de fazer algo para a igreja não é apenas técnico é, também, espiritual. Então, tudo o que chega lá na sua casa, na sua TV pelas transmissões, equipe está sempre em oração, em jejum, buscando a Deus no propósito de levar o melhor”.
No que diz respeito à padronização da identidade visual, Charles destacou aos convencionais presentes no seminário que todos os logotipos oficiais da AD Perus, bem como dos departamentos estão disponíveis no porta da AD Perus. Ele também deu orientações de ordem prática sobre a produção de peças digitais para divulgação de eventos especiais ou agendas semanais das regionais, setores e congregações. “Não utilize imagens do Google, porque aquela imagem pode ter um dono que venha requerer direitos autorais”, alertou. A sugestão é que sejam usadas imagens de bancos que catalogam opções de uso livre, tais como: unsplash.com, freepik.com e www.pexels.com
O evangelista Uilson Nunes, diretor da Escola Teológica da AD Perus (Etademp), apresentou informações sobre as inovações nos cursos disponibilizados pela instituição, tanto sobre conteúdos quanto canais de acesso. São diversas ferramentas que estão sendo aprimoradas para que os vocacionados possam exercer o seu ministério com excelência.