20 anos de liderança do pastor Elias Cardoso e missionária Lígia Cardoso

Com a elegância de um obreiro, Elias Neto registrou a homenagem ao lado do vovô, pastor Elias Cardoso, que há 20 anos lidera a AD Perus ao lado da missionária Lígia Cardoso

No primeiro mês de 2022, temos dois fatos históricos que completam 20 anos. O primeiro foi a partida do patriarca pastor Benjamim Felipe Rodrigues, fundador da AD Perus, igreja que desde 1947 vem abençoando o Brasil e as nações através de seu trabalho missionário. O pastor Benjamim deixou um legado que nunca será esquecido. Foi um grande plantador de igrejas. Um exemplo de fé e perseverança. Em sua partida, ele deixou uma missão a ser continuada e regada por seu sucessor.

O segundo fato histórico é o início da gestão e pastoreio do atual presidente, pastor Elias Cardoso, que completa 20 anos à frente da AD PERUS. Em 13 de janeiro de 2002, o Conselho de Ministros indicou e elegeu o atual presidente da AD Perus, pastor Elias Cardoso, bem como, toda diretoria do ministério. Durante estes 20 anos, o ministério pode afirmar com convicção como fez Samuel em Mispa: “até aqui nos ajudou o Senhor”.

Para marcar as duas décadas sob a liderança do pastor Elias Cardoso e da missionária Lígia Cardoso, um ato simbólico repleto de significado foi realizado durante a EBFO & Convenção 2022. Uma placa alusiva à gestão do casal presidencial foi entregue pelo Elias Neto.

FORJADO PARA A SUCESSÃO

Nascido no ministério de Perus na igreja da Vila Santa Maria, onde seu saudoso pai o presbítero Antônio Cardoso e sua saudosa mãe irmã Maria Avelino Pedroso Cardoso, apresentaram o recém-nascido Elias Cardoso diante de Deus e da igreja.

O pastor Elias Cardoso foi músico e maestro da orquestra, líder de jovens, professor de EBD, cooperador, diácono, presbítero, e foi co-pastor de uma das congregações que compunham o na época setor da Vila Santa Maria, especificamente na congregação do Imirim.

É no início da década de 90, que o pastor Elias Cardoso é comissionado por Deus a pastorear a Igreja do Jardim Damasceno, que virou setor e depois uma grande regional da Zona Norte de São Paulo. Deus escolheu esta igreja para para ser a faculdade de treino espiritual e ministerial, onde o pastor e a missionária Lígia seriam preparados para realizar algo no futuro que eles nunca imaginaram, mas que o Eterno já tinha determinado.

Durante nove anos e 11 meses o pastor Elias e a missionária Lígia estiveram à frente da igreja do Jardim Damasceno. Ali viram suas filhas crescerem passando pelos grupos de crianças, adolescentes e jovens. Foi nesta igreja que Deus levou o casal presidencial a ser preparado para o maior desafio da vida e do chamado deles.

Pastor Elias e missionária Lígia exemplificam o agir de Deus na escolha e preparação daqueles que Ele mesmo presenteia ao seu povo para liderar na jornada para a Canaã Celestial

É neste período também que o pastor Elias Cardoso, é convidado pelo saudoso pastor Benjamim Felipe Rodrigues para advogar algumas causas em prol da igreja, se tornando oficialmente o primeiro advogado da Assembleia de Deus Ministério de Perus e dando ensejo à criação do Departamento Jurídico do ministério. Esta aliança entre o pastor Benjamim e o pastor Elias foi conduzida pelo próprio Deus, fazendo nos lembrar de Elias e Elizeu, Moises e Josué, Paulo e Timóteo.

O pastor Elias foi nomeado, primeiro, como terceiro vice-presidente do ministério e, depois, assumiu como primeiro vice-presidente. Observando a necessidade e direcionamento do Eterno, o pastor Benjamim solicitou a vinda do pastor Elias juntamente com sua família para congregar na sede da AD Perus, conhecida no bairro como a “Igreja do Relógio”.
A desposse no Jardim Damasceno foi momento de choro e gratidão pelo reconhecimento da igreja por tudo que a família realizou com perseverança e dedicação na obra de Deus.

PROCESSO DE SUCESSÃO

Em janeiro de 2001, a Igreja ainda não tinha conhecimento de todo o plano de Deus. A consciência do seu controle absoluto e cuidado em todos os detalhes, davam a serenidade necessária para enfrentar os desafios que estavam por vir.

A família Cardoso passou, então, a congregar na Matriz da AD Perus, a partir de janeiro de 2001. Neste período, a saúde do saudoso pastor Benjamim Felipe Rodrigues, estava ficando mais debilitada. Mesmo sendo um guerreiro incansável, o corpo já não aguentava a carga e demandas que a cada dia cresciam em virtude da expansão sempre constante do ministério de Perus.

Assim, o pastor Benjamim, vai passando boa parte desta carga e demanda para seu primeiro vice-presidente, pastor Elias Cardoso, que agora congregava ao seu lado e deliberava as questões do ministério em geral, bem como as questões que envolvia pastorear os membros da Matriz.


Certa vez, em mais uma das várias internações hospitalares que o pastor Benjamim passou, alguns oportunistas sugeriram que o pastor Elias deveria assumir logo a presidência. A resposta sensata e justa era que enquanto o pastor Benjamim estivesse vivo, ele era o presidente do ministério. Não havia margem para discussão de qualquer outro entendimento.

Demonstrando assim seu respeito e admiração pelo patriarca do ministério que desbravou vários rincões e foi o instrumento de Deus para que a AD Perus se tornasse uma referência.
Com a promoção do patriarca para as mansões celestiais, o pastor Elias Cardoso em uma assembleia extraordinária realizada no dia 13 de janeiro de 2002, é escolhido e eleito presidente das Assembleia de Deus do Ministério de Perus, juntamente são eleitos os demais integrantes da presidência.

PROJETO CATEDRAL

Já no primeiro ano como presidente, o pastor Elias Cardoso considerou que a “Igreja do Relógio” estava pequena para atender não só os grandes eventos do ministério, mas também pequena para atender os próprios membros da Matriz. Por isso, ele considerou o lançamento do “Projeto Catedral” que, a princípio, seria apenas a ampliação do templo inaugurado em 1975.

Porém, um grande herói na fé de saudosa memória, o pastor Felisberto Pereira dos Santos, foi usado por Deus, para falar com o pastor Elias que o que Deus queria era a compra dos imóveis do lado do templo para a construção de uma nova Catedral de Perus. A princípio, o pastor Elias indagou: “Como Deus? E os recursos?”

De maneira sobrenatural, e também como muito esforço e talento administrativo, Deus leva o presidente a comprar os terrenos ao lado, e vai mostrando e orientado a cada passo como seria esta grande obra.
Foram muitas etapas para a construção, Deus sempre é Fiel e honrou seu servo, fazendo que a obra de suas mãos prosperasse. Hoje a Catedral de Perus é uma realidade, comportando os grandes congressos do ministério, além de se tornar um cartão postal na região noroeste da cidade de São Paulo.