É tempo de escolha

Na segunda noite do Camp Brasil 2019, dia 14, o pastor André Bueno, coordenador nacional do Camp, convidou a multidão para acompanhar o vídeo produzido para marcar o evento. O roteiro sintetiza a trajetória do presidente da AD Perus, pastor Elias Cardoso, desde a infância, passando pela adolescência, juventude até o momento que Deus delegou a ele a árdua e nobre missão de apascentar a igreja do Senhor.

Pastor Elias Cardoso: “Faça deste Camp o melhor da sua vida. Entregue o seu coração que Ele vai responder nas suas necessidades”

Emocionado, o presidente fez um breve resumo da caminhada aos pés de Cristo. Tendo nascido em lar cristão seus pais, que já dormem no Senhor, foi consagrado no altar como orientam as Escrituras. O pastor Elias mencionou que ainda recorda das suas professoras da infância que contribuíram com seu crescimento espiritual e continuam servindo ao Senhor.

Seu pai foi quem o apresentou ao universo da música. O primeiro hino que tocou foi o de número 108 da Harpa Cristã, “Pelejar por Jesus”, que define como o “mais fácil” para quem está aprendendo. Aos 12 anos ingressou na banda. “Apaixonado por trombone e bombardino, torcia para que o solista faltasse e ele pudesse solar o hino no conjunto das irmãs.

Trajetória ministerial

Passou a servir a igreja como diácono aos 22 anos, idade com que casou com a missionária Lígia Cardoso. Aos 23 anos, tornou-se presbítero, aos 27, evangelista e ordenado pastor aos 31 anos. Foi empossado como presidente da AD Perus, há 17 anos, quando somava 39 anos de vida. “Tudo isso, estudando, enfrentando desafios. Você pode chegar lá. É mentira do diabo que você não consegue, que as oportunidades não são suas. É mentira dele.”

Caminhada profissional

Filho de uma família sem recursos financeiros, com mais sete irmãos, superou as afirmações de que não avançaria por sonhar “muito alto”. Aos 13 anos, afirmava que seria engenheiro. Atuando como office-boy, foi desestimulado algumas vezes com declarações como ‘você não é de nada’. Confrontado com as limitações financeiras da família declarava: “Meu Deus é rico. Ele é dono de todas as oportunidades. É Ele quem assina, quem viabiliza”, recordou.

Na hora de optar por Engenharia, optou por Direito, pois atuava em escritório e nutria paixão pela leitura. “Cresci na advocacia, Deus me deu escritório, uma empresa imobiliária. Estudei, me especializei em tudo que pude. Sem perder culto, sem me levantar contra a minha liderança. Sem responder aos meus pais, ou deixar de valorizar os meus pais que foram os meus grandes incentivadores”.

Pastor Elias Cardoso e missionária Lígia
Pastor Elias Cardoso ao lado da missionária Lígia mulher dada por Deus para edificar um lar e servir à igreja de Jesus

Vocação

Ao consolidar a carreira profissional como advogado, na área criminal, com experiência no Tribunal do Júri, ouviu o chamado do Senhor: “Vem que eu te escolhi”. Aceitou a missão dada por Deus, enfrentou (e enfrenta) os desafios de apascentar as ovelhas do Sumo-Pastor e reconhece sua dependência para ser instrumento de edificação na igreja do Senhor. “Deus não chama desocupado. Deus não chama quem não acredita. Deus não chama quem não tem sonho”.

O presidente incentivou os adolescentes a aproveitaram e colocarem seus projetos sempre sob a perspectiva da vontade de Deus. “Você pode estudar, fazer tudo o que o teu coração desejar, mas Ele é o dono das oportunidades. Faça deste Camp o melhor da sua vida. Entregue o seu coração que Ele vai responder nas suas necessidades. A sua porta de emprego, a sua porta de escola, de faculdade, as suas especializações. Não tenha pressa. Vão te falar que você não é de nada. Que você é muito pequeno, muito fraco. Mas continue, que Deus vai te içar para cima e o nome do Senhor será glorificado”.

Talentos no altar

Paulo Neto: “Quem tem motivo para adorar, não precisa ser motivado”

O tempo é de escolher o aprimoramento das vocações para melhor servir à igreja e glorificar ao Senhor. Assim como o jovem cantor Paulo Neto que com pouca estatura, mas grande potência vocal, é um dos convidados para entoar louvores que mantém Cristo no centro, lugar do qual o verdadeiro evangelho nunca o remove. O jovem talento compartilhou com a igreja uma expressão que ouviu de um pastor acerca da motivação para adorar ao Senhor em espírito e em verdade. Com entrega total, sem ressalvas. “Quem tem motivo para adorar, não precisa ser motivado”.

A Orquestra Camp composta por mais de 50 músicos também ilustra uma escolha excelente. Há muitas semanas, sob regência do maestro Misael Moraes, os jovens talentos optaram por dedicar tempo de estudo das partituras, ensaios individuais, coletivos e, claro, intercessão para que cada acorde atraia a glória de Deus, alcance o coração do aflito, restaure o coração do ferido.

A Orquestra Camp é uma evidência de que os talentos dados por Deus, em todo o tempo, devem ser aplicados para a glória dAquele que presenteia seus filhos com liberalidade

Tempo de crescimento

O pastor André Bueno, coordenador nacional do Camp, destaca a busca pelo crescimento que pode e deve pautar a trajetória do adolescente. “Este é o tempo de crescer. Para que haja maturidade, para que você tome as melhores decisões.”

Tempo que está sendo aproveitado com intensidade pela linda caravana de Mato Grosso do Sul com 70 integrantes. Assim como sugere o pastor André, eles escolheram crescer espiritualmente. São adolescentes de Campo Grande, capital do Estado, Chapadão e Rio Brilhante que decidiram viver um tempo especial de renúncia, aprendizado, capacitação, renovo e revestimento de poder.

O pastor Elias Cardoso, presidente da AD Perus, apresenta um breve resumo da sua trajetória desde que escolheu andar com Deus.
Caravana de Mato Grosso do Sul, escolheu este tempo para mergulhar
mais fundo no oceano do Espírito e crescer na presença de Deus

Confira as galerias publicadas

Quinta-feira, dia 13 – Plenário Paulo
Camp Brasil – Álbum 1
Camp Brasil – Álbum 2

Sexta-feira, dia 14 – Plenário Timóteo
Camp Brasil – Álbum 3
Camp Brasil – Álbum 4

Sábado, dia 15, manhã – Plenário Timóteo
Camp Brasil – Álbum 5

Sábado, dia 15, manhã – Plenário Paulo
Camp Brasil – Álbum 6

Sábado, dia 15, tarde – Plenário Timóteo
Camp Brasil – Álbum 7

Sábado, dia 15, tarde – Plenário Paulo
Camp Brasil – Álbum 8

Sábado, dia 15 – Conferência de Líderes
Camp Brasil – Álbum 9

Sábado, dia 15 – Workshop – Batucando com o Math
Camp Brasil – Álbum 10

Sábado, dia 15 – Workshop Vocalizando com o Soul
Camp Brasil – Álbum 11

Sábado, dia 15, noite – Plenário Timóteo
Camp Brasil – Álbum 12
Camp Brasil – Álbum 13

Deixe seu comentário:
Midia AD Perus
Midia AD Perus
Departamento de Mídia e Comunicação do Ministério de Perus
EBFO 2019