Coro ou coral?

Um CORO é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Enquanto Canto CORAL, ou música coral, é a música escrita especificamente para vozes de coristas. Mas não se preocupe, pode continuar usando o termo que for de sua preferência.

A Sagrada Escritura em 1 Cr.15.16, nos ensina que o Rei Davi ordena aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que levantassem a voz com alegria. Ainda em 1 Cr.15.19 nos diz que os cantores, Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir acompanhados com címbalos de metal, e Zacarias, e Aziel, e Semiramote, e Jeiel, e Uni, e Eliabe, e Maaseias, e Benaia, com alaúdes, sobre Alamote.

Já que estamos falando de CORO OU CORAL ou seja VOZES, quero destacar uma palavra que está registrada no texto acima e também no livro dos Salmos de número 46, que é Alamote. Segundo alguns historiadores Alamote significa “vozes femininas ou sopranos”.

Salmos, o livro dos cânticos, você conhece a história do Livro dos Salmos e sabe quem foram os autores dos 150 salmos existentes? Aqui vamos falar um pouco dos cânticos e suas autorias.

O Livro dos Salmos reúne 150 cânticos de diversos autores de diferentes épocas que estão presentes na Bíblia Hebraica e no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, ou seja, foram escritos há cerca de mil anos atrás. A palavra “salmos” significa cânticos, o que possibilita uma outra tradução para a coletânea de cânticos como “Livro dos Louvores”. O livro teve diversos autores durante os séculos e ainda levantam a discussão de autoria de alguns dos salmos, mas sabemos que o Rei Davi, conhecido pela história do Antigo Testamento, foi responsável pela autoria da maior parte dos salmos. Além disso, temos também como autores de salmos: Moisés, Salomão, Filhos de Corá (história contida no livro do Êxodo), Filhos de Asafe e Etã.

Esses autores são os que têm seus nomes registrados nos cânticos e contém escrituras sobre eles nos livros sagrados, apesar disso, vários salmos têm sua autoria desconhecida. Acredita-se que alguns dos salmos foram passados de geração em geração oralmente até serem registrados de fato. Este livro foi feito no mesmo período em que o Antigo Testamento era escrito, e muitos fiéis acreditam que os salmos são uma forma de mostrar a melhor maneira de adoração a Deus. As mensagens do Salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade.

No livro dos Salmos contém vários termos técnicos musicais que aparecem normalmente nos títulos de cada salmo. Em tais cabeçalhos, as unidades terminológicas indicam instrumento musical, modelo de cântico, melodia de cântico e título musical. A característica principal desses vocábulos é que são de significado desconhecido e são, também, autêntico desafio para a tradução.
Queremos destacar 11 termos técnicos musicais que são relatados no texto bíblico do livro dos Salmos.

Termos técnicos
Masquil: “uma instrução”, uma instrução, um discurso em verso. Aparece 13 vezes com o título nos Salmos. (Sl 32)

Sigaion: “peregrino”; “canção agreste”, “um canto suave”; (Sl 7)

Termos técnicos que designam a marcação musical:
Selá: “eternamente, para sempre”; – Aparece 71 vezes nos Salmos e 3 vezes em Habacuque. – Esse termo significa “pausa”, isto é, um descanso na parte vocal. Outros, porém, sugerem que, no ato do culto, o dirigente solicitava que os cantores aumentassem a voz e, por isso, querem que
Selá signifique: “levantai”

Higaion, – “meditação” – Aparece no Salmo 9:16 associado a palavra Selá; – Segundo alguns tem sugerido, dado o sinal de pausa, seguia o sinal de “meditação”.
Termos técnicos que se referem a instrumentos musicais:

Neguinote; “instrumentos de corda”, – Sl.4 – Indica a melodia com o a qual o Salmo era cantado e indica que o ritual era celerado com acompanhamento de harpas.

Neilote; “para flautas” – Supõem alguns que o instrumento de sopro a que o termo se refere é a flauta.
Termos que indicam caráter ou duração da música

Alamote: “donzelas”, “virgens”- O canto desses salmos eram feitos por vozes de moças – Sl.46.

Seminite: “oitavo”; – significava “oitava” – o termo indicava uma harpa de oito cordas, com que deviam ser acompanhados os Salmos 6 e 12; – pode ser também referências ao tom: uma oitava abaixo, para o tenor ou o baixo.

Gitite: “vindima”, – Salmos cantados depois da colheita. – Sl.8,81, 84.

Termos que indicam a melodia com a qual o Salmo devia ser cantado:
Mute-Labem: “morte do filho” – Um canto fúnebre. – Sl.9

Aijelete-Has-Saar: “a corsa da alva” – Um
salmo messiânico – Sl.22 – supõe-se que ele era cantado no sacrifício da manhã pelo ofertante da ovelha para o sacrifício ou pelo sacerdote que o fazia em nome do ofertante.

Para nós concluirmos graças à criatividade humana, os tipos de coros (ou corais) são infinitos.

Os coros podem ser classificados de formas distintas, tais como: por gênero, faixa etária, por instrumentação, sem instrumentação. Mesmo que você seja músico, será que você já parou para pensar em todas estas possibilidades?

1) Por gênero:
– coro masculino
– coro feminino
– coro misto

2) Por faixa etária:
– coro infantil
– coro infanto-juvenil
– coro de adolescentes
– coro de jovens
– coro de adultos
– coro de idosos
– coro multi-etário

3) Por instrumentação:
– coro acompanhado por instrumento harmônico
– coro acompanhado por orquestra
– coro acompanhado por banda base
– coro acompanhado por percussão

4) Sem instrumentação
– coro a cappella

Esta reflexão é proposta para nós através do CORADEMP, que nos traz informações relevantes no tocante a música. Agradecemos a Deus pela vida do nosso presidente Pr. Dr. Elias Cardoso que é o mentor deste projeto chamado CORADEMP, e também do Pr. Renato Maximiano que é o nosso diretor. Deus abençoe todos os maestros de coro e orquestra do nosso ministério.