Umademp Brasil: milhares de corações UNIDOS “pelo sangue”

Estar em um ambiente de adoração onde a glória de Deus envolve, quebranta, restaura se torna quase palpável foi um marco espiritual para milhares de jovens que escolheram viver para honrar ao Senhor.

Congregar milhares de jovens de todas as regiões do Brasil para participar do Umademp Brasil não é um evento que se resume a três dias. Todas as etapas que o antecedem são importantes no condicionamento espiritual e mental para viver uma grande experiência na presença de Deus: 1) resolução pela participação; 2) compra de passagens; 3) ajuste dos horários de trabalho; 4) ensaios; 5) preparação das malas.


Após o evento, na volta à rotina não há como deixar de considerar os resultados, isto é, os frutos espirituais de todos os ensinamentos que foram transmitidos e resoluções assumidas diante do Senhor em todas as áreas da vida.
Os frutos são incontáveis e nem sempre se tornam conhecidos. A título de ilustração, a coordenadora regional da Umademp em Umuarama-PR, diaconisa Fabiana Cristina dos Santos Godoy, relata que após o Umademp 2023, um jovem de Nova Londrina entregou a vida ao Senhor dentro do ônibus no retorno ao Paraná. Outro, da sede estadual, decidiu descer às águas do batismo, tanto que já está participando do discipulado.


Um saldo especial é envolvimento dos jovens com a obra, aumento da participação nos cultos de ensino e Escola Dominical que que era uma grande dificuldade para a liderança. São frutos que justificam todo esforço empreendido por cada líder local, setorial e regional para que os jovens cresçam na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.

CUIABÁ-MT | Bruno, Shirley e Oliver

Bruno de França e Shirley Neres, que cooperam como 1º vice-líderes da Umademp, em Cuiabá-MT, não se intimidaram com os seis meses de vida do filho Oliver e juntaram-se à multidão na Catedral. O custo das passagens para estar na Catedral não desanimou o casal. No momento certo, conseguiram um pacote que ficou acessível para toda a família.
A oportunidade dada pelo Senhor de estar na Catedral foi aproveitada ao máximo. Até o pequeno Oliver, de apenas seis meses, ficou envolvido na atmosfera de glória que marcou a Vigília bem como toda a programação do Umademp Brasil 2023. Eles regressaram ainda mais felizes porque foram testemunhas do momento que Kauan, irmão de Bruno, e sua namorada Jennifer decidiram entregar a vida ao Senhor Jesus.

SÃO PAULO-SP | Isabelle Neves

Em 2023, Isabelle Neves completou oito anos cooperando no backing vocal do Umademp Brasil. Ao ingressar em 2017 ela reconhece que não entendia muito a fundo a dimensão da responsabilidade. Hoje, mesmo com a rotina de ensaios iniciada mais de 30 semanas antes, só consegue expressar gratidão pelo privilégio de servir. “Essa preparação é muito além de decidir hinos, aprender divisões de vozes e unir nossas vozes no ensaio geral. É algo totalmente ligado ao espiritual. Uma verdadeira ligação entre o natural e a eternidade”, explica.

O convite para fazer parte do backing vocal do UMADEMP Brasil aconteceu pra mim no inicio de 2017, lembro que parte musical havia recentemente sido modificada e que o Renato Pimenta, que na época era meu líder setorial no grupo de jovens havia dado a noticia e perguntou se poderia ter esse apoio por conhecer e precisar de pessoas de confiança.

Sem entender muito o a fundo ou a dimensão da responsabilidade naquela época, aceitei o convite, mas confesso não tinha uma perspectiva do quanto isso seria impactante na minha vida.

Nossa preparação para um congresso começa em torno de 6 a 8 meses antes da data marcada e ainda ocorrem momentos logo após o congresso onde já ficamos pensando sobre os louvores do próximo ano, sem ao menos saber se continuamos no grupo ou não.

Essa preparação é muito além de decidir hinos, aprender divisões de vozes e unir nossas vozes no ensaio geral. É algo totalmente ligado ao espiritual. Uma verdadeira ligação entre o natural e a eternidade.

CONEXÃO DIVINAL

Através do louvor eu entendo que minhas dependências físicas e emocionais estão em uma conexão divinal. Tudo que pronunciamos e declaramos tem um efeito que pode ecoar muito além das caixas de som, microfones ou gravações. Entendo que o louvor é uma arma muito poderosa a ser utilizada. Através da adoração podemos declarar que o sangue que nos comprou é tão poderoso que pode libertar, curar, justificar e salvar! Fazer parte da frente de louvor da UMADEMP Brasil vai muito além de por um uniforme nos dias de congresso, pegar um microfone e expressar melodias bonitas.

Existem guerras e diversidades que querem nos atingir e nos fazer parar até mesmo durante o congresso, mas todas as setas que tentam nos atingir o Senhor prova que seu amor nos cobre e protege de tudo que o inimigo quer fazer para nos atingir. Seu amor é mostrado em detalhes em todos esses momentos. Não acredito que tenho a melhor ou mais potente voz, ou que sou mais merecedora que alguém do lugar de destaque que o backing vocal proporciona, mas me recordo de uma vez quando conversando com minha mãe fiz um questionamento: “Será que eu tenho que fazer isso? Precisa ser eu aqui?.” E acredito que através da vida dela, Deus colocou algo em mim que fez essa pergunta nunca mais ser um pensamento, quando disse: “O Senhor coloca quem Ele quer, no momento que quer, para o que Ele quer.”

É difícil pra mim entender esse amor tão constrangedor que me da oportunidades, alegrias, mas que também me molda através do fogo. Muitos não entendem que esse caminho exige renuncias e preços altos a serem pagos, mas conseguem enxergar “glória” nos momentos. Nosso sustento vem de um Deus que nos da força para enfrentar tudo! Estou muito grata, realizada e feliz por tudo que o Senhor fez por nós e através de nós nesses dias.

Participo do congresso desde 2017 (2023 – 8º ano fazendo parte do backing) e todos os anos temos vivencias particulares com o Senhor, mas esse ano foi muito impactante para todos! Deus tem uma maneira específica de usar cada um em sua particularidade. Minha particularidade nesse ano tratou muito sobre minha identidade como filha dEle e um conselho que quero deixar é: “Não despreze o que o Senhor tem dado a você. Jamais deixe pensamentos contrários venham sobre sua mente. O inimigo não tem poder em dizer quem você é, porque o Sangue de Cristo já pagou por tudo!”

DOIS RIACHOS – AL | Thalyta Eduarda

“Ainda é um sonho tudo o que vivi. Vejo tudo como um sonho”. É assim que a jovem Thalyta Eduarda Araújo do Nascimento, de Dois Riachos-AL, Regional de Maceió. Sua participação no Umademp Brasil 2023 foi cumprimento de uma promessa que ela recebeu da parte de Deus, em outubro de 2022, de que ela participaria do congresso nacional como jovem ou na qualidade de coordenadora. Ela não duvidou da profecia, mas se permitiu criar um cronograma.

O Deus Provedor, então, usou a vida do seu tio Maurílio que a presenteou com as passagens. “Foi uma experiência que não tem explicação. Até agora estou extasiada. Foi viver um sonho. Um cumprimento das promessas do Senhor. Não tenho palavras para descrever tudo. Meu coração é só gratidão a Deus. Por mim, todos os jovens deveriam ter a experiência de, um dia, ir na Umademp Brasil e sentir aquela mocidade unida, cheia do poder, cheia da Presença [de Deus]”.

Em seus cálculos, participaria em 2028 como jovem, e 2033 (ou mais) como coordenadora. Em maio deste ano, foi nomeada como coordenadora em Dois Riachos. “Não pensei que fosse tão rápido”, pondera. Por ser autônoma em um escritório de advocacia, os recursos próprios não seriam suficientes.

.

CIANORTE-PR | Joice Gabrieli Santos Camargo

Após 12 horas de viagem, a caravana paranaense chegou em tempo de participar da Santa Ceia, no sábado pela manhã. “Foi uma experiência incrível poder ouvir e sentir Deus falar comigo do início até o final”, testifica. A condução do Espírito Santo nos detalhes é inequívoca. Sobre a forma como Deus foi se revelando à juventude, Joice explica: “Parecia que os pregadores estavam todos vivendo com a gente porque cada palavra e cada louvor batia certinho com a nossa realidade.

“Ouvir testemunhos sobre o que Deus fez, ver vidas aceitar a Jesus e jovens sendo cheios do Espírito Santo, prova como é lindo e que não há lugar melhor do que estar na presença de Deus”, afirma. Ela sintetiza o aprendizado espiritual desta edição. “A Umademp veio para nos mostrar que o sangue que Jesus derramou por nós não foi em vão, e que ainda há jovens que preferem estar na presença de Deus e viver os propósitos dele”, conclui.

Caravana de Cianorte, Campo Regional do Paraná, voltou com as mãos cheias de brasas

..

FEIRA DE SANTANA-BA | Mateus Barreto Lima

Vítimas de golpe em site pirata na compra de passagens, Mateus, seu irmão Breno Leonardo e a cunhada Nicole Oliveira chegaram a pensar que não conseguiriam participar do Umademp 2023.

No entanto, o Senhor entrou com provisão, eles conseguiram uma promoção que viabilizou estar na Catedral pela primeira vez. “Foram três dias inexplicáveis de glória, renovo, reabastecimento. Foi algo extraordinário, sobrenatural. Precisamos de jovens assim, dispostos a adorar ao Senhor e levar adiante a sua obra”.

Mateus chama a atenção para o esforço de jovens que percorreram grandes distâncias, tiveram que fazer sacrifícios para participar do congresso. O congressista destaca que Deus, em sua bondade e amor, manifestou a sua glória. “Ele libertou, salvou, curou, renovou. Tenho certeza que os jovens saíram diferentes porque Deus se fez presente de uma maneira extraordinária. Só tenho a agradecer a Deus por esta oportunidade, porque Ele me permitiu chegar até aqui. Tudo estava contrário, dando errado. Mas, no último momento, Jesus proveu e falou: ‘Vocês vão porque tenho algo especial preparado’.”

A Umademp está fazendo um trabalho lindo, saqueando o inferno e trazendo os jovens para a presença de Deus. A Umademp é um exemplo, porque em meio a um tempo difícil, jovens permanecem firme na Presença de Deus. Que venhamos prosseguir com esta mesma força, visão e inspiração. A Umademp não é só um ‘grupo de igreja’, mas um grupo que está disposto a buscar almas. Nesses três dias foram de glória pra mim, inexplicáveis, que marcou a minha história. Não tenho palavras para descrever a glória de Deus. Já estou pronto para o próximo. Porque passamos três dias vencendo “pelo sangue” e vamos passar, no próximo ano [2024] “pela graça”. Porque a graça nos basta, nos sustenta, a graça, um favor imerecido, mesmo assim, Jesus continua nos ajudando, fortalecendo nos momentos difíceis. Que possamos levar o verdadeiro avivamento para o Brasil que é pela Palavra que salva, cura e liberta”.

SÃO PAULO-SP – JARAGUÁ | Douglas Silva

Douglas Silva, que congrega no setor Ipanema, regional do Jaraguá, integrou a equipe de mídia como fotógrafo. Ele sintetiza a responsabilidade e privilégio de registrar o que é visível aos olhos humanos, mas só compreensível aos espirituais.
“Muitas pessoas acham que a mídia é só tirar fotos, gravar vídeos, postar nas redes sociais e pronto. Mas, vai muito além disso. Tem um preparo, tanto organizacional como espiritual. Antes do congresso nós passamos por um treinamento de como se comportar, para que o trabalho possa ocorrer de uma eficaz.
Momentos antes do culto começar, nós temos o devocional da mídia, onde sentimos fortemente a presença de Deus. Nossos líderes trazem uma palavra que nos edifica e nos instrui.
Como recém-chegado recebi uma oração dos demais componentes para estrear da melhor forma. Nestes três dias eu senti a graça de Deus sobre nossas vidas de uma maneira marcante. Especialmente na Santa Ceia, no sábado pela manhã. Neste dia, trabalhei de frente para o púlpito, e vi de perto tantos jovens reunidos em comunhão, para declarar que Jesus é o Deus Salvador!

ALÉM DO CLICK

Em cada fotografia que fazia eu sentia a presença de Deus, diferente do que muitos possam achar, não tiramos fotos só por tirar, também temos a instrução do Espírito Santo para cada fotografia, em cada foto tentamos mostrar o quanto Deus está presente na vida de cada jovem.
Eu me derramei em lágrimas em cada foto. Vi jovens que adoravam com todo seu coração. Jovens que estavam naquela manhã para entregar o seu louvor com todas as forças de forma sincera.
Tive um encontro tão especial com Deus naquela Ceia que marcou fortemente minha vida. Eu vou me lembrar sempre deste momento que marcou minha entrada na mídia. Levo pra minha vida uma frase de um dos nossos líderes o Léo, para imaginar que em nossas fotografias: “Deus também está com sua câmera fotográfica registrando nossos momentos de adoração”
.

ANCHIETA-ES | Marcos Sobrinho

Marcos Sobrinho assentou no coração a decisão de participar do Umademp Brasil, quando o pastor Gleyson Zuri fez essa proposta no Pré-Umademp de 2022. A partir daí, ele se mobilizou para prover recursos para si e, também, ajudar outros integrantes da caravana que precisavam de um apoio financeiro. Para tanto, promoveram venda de feijão tropeiro. Esse é um histórico recorrente para congressistas do Umademp. Um esforço que, sem dúvida, é recompensado com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus.

..

..

MARILUZ-PR | Luiz Neto

Somando cinco anos de caminhada com Cristo, há três Luiz Neto é membro da AD Perus. Desde então, sempre desejou participar do Umademp Brasil, mas por causa da logística de trabalho não era possível. Assim que, no começo deste ano, Deus abriu a porta de um novo trabalho, ele projetou a participação do Umademp Brasil 2023, na Catedral.

Por não ser muito fã de viagens longas, Luiz precisa de uma preparação mental para encarar 12 horas de estrada até São Paulo. Deus, em sua Bondade, cuidou dos detalhes. O jovem testifica que suas companhias de poltrona foram muito agradáveis. “Tinha um cantor do meu lado e um cantor atrás. Fomos louvando daqui [Umuarama] lá [São Paulo]”, detalha.

Era um sonho conhecer a sede nacional. “Superou as minhas expectativas”, detalha. Inicialmente, ele seria o único representante da sua congregação em Mariluz. Contudo, Luiz se encarregou de motivar os jovens e Deus foi abrindo as portas, provendo os recursos.

Desta forma, formaram um sexteto que foi impactado pela glória de Deus no congresso deste ano. “A experiência em Perus é surreal, surpreendente. A gente olha pelo YouTube mas quando estamos ali dentro, o coral, as vozes se juntam, é algo lindo! Eu não imaginava que seria tão feliz. Eu chorei quando cheguei. O Senhor me renovou. Eu vim com minha porção. Em Nome de Jesus, na próxima oportunidade vou estar de volta para a glória de Deus. Umademp Brasil é inexplicável. Todos os jovens em um só propósito”, conclui. Uma pequena frustração da viagem foi não conseguir ao menos dar uma saudação ao presidente, pastor Elias Cardoso. Mas essa é uma meta para a próxima viagem.

A AD Perus esteve representada por seis congressistas, sendo quatro jovens e dois adolescentes. Em 2024, permitindo o Senhor, a meta é aumentar esta representatividade

Do congresso em si, Luiz destaca que dois louvores o marcaram muito: o Medley com “Se manifestará” / “Labareda de fogo”. “Na minha mente, quando os jovens cantavam este hino, imaginava como será lá no céu”. Outro louvor que ele conheceu durante o Umademp Brasil foi “Cicatrizes”, entoado durante a Ceia do Senhor.

Das ministrações, o líder paranaense pontua que pegou a sua porção de todas. Mas uma que o marcou de modo mais especial foi a ministrada pelo pastor Orlando Soares, na Manhã Missionária. Ele destaca a aplicação que o pastor Orlando fez sobre a regularidade com que Ana, a mãe de Samuel, anualmente levava uma roupa nova para o menino. “A cada passo que a gente dá na presença de Deus, temos de crescer espiritualmente”.

Ainda no contexto da biografia de Samuel, Luiz guardou as ponderações sobre os filhos de Eli. “Estar na igreja, não significa que está em comunhão com Deus. Cumprir uma rotina. Quando a gente se dispõe a servir, Ele sempre vai ter uma roupa nova para entregar”, conclui.