Exército de semeadoras congregadas no Cibemp Brasil 2022

Pastor Elias Cardoso ministrando a primeira mensagem do Cibemp Brasil 2022

Quem participou da abertura do Cibemp Brasil 2022 teve uma oportunidade especial de ouvir a ministração da primeira mensagem do congresso realizada pelo pastor Elias Cardoso. Ao apresentá-lo na qualidade de “preletor convidado”, a missionária Lígia Cardoso deixou evidente a satisfação de ter a cooperação do presidente do ministério ser o primeiro a abrir os segredos de Deus para as congressistas.

A ministração usou como texto base o tema do Cibemp Brasil 2022 que está baseado no Salmo 1:3. Pastor Elias apresentou o perfil de mulheres que independente do contexto que vivem continuam plantando e colhendo. Ao longo da prédica, ele fez paralelos das mulheres do tempo atual com personagens bíblicas como Raabe, Ana, Ester, entre outras.

À luz do Salmo 1, o pastor Elias frisou o perfil de quem semeia no temor do Senhor. Ele destacou que quem quer semear em qualquer tempo, “não anda segundo o conselho dos ímpios”. Para não deixar dúvida, foi destacado que o termo “conselho” remete a “ideias, ideologias, mentalidade” que não estão sujeitas à palavra de Deus.

“Tem pessoas que estão dentro da igreja, mas tem a mentalidade de fora”, enfatizou o presidente. Ele reforçou que são pessoas que rejeitam a instrução bíblica, a autoridade pastoral. Contudo, o líder exemplificou qual o discurso de quem realmente teme ao Senhor, ao ser orientado ou corrigido: “Estou corrigindo o meu caminho, as minhas ações, senão, além de não ter a presença dEle aqui eu não vou chegar lá”.

COMPANHIA

O presidente rechaçou, também, quem tem predileção por quem não teme ao Senhor. Nestes casos, ele chamou a atenção para o desconhecimento do que ensina a Bíblia Sagrada de quem declara que prefere amigo não crente do que de quem serve ao Senhor. “Você não leu Bíblia”, afirmou.

Por confiar na ação do Oleiro, que quebra vaso e faz de novo quando necessário, o preletor afirmou: “Eu prefiro um crente fraco, caído, arrastando como meu irmão do que o melhor ímpio de fora. Porque o ímpio de fora não vai chegar a lugar nenhum e o meu irmão vai chegar. Porque, qualquer hora, Deus pega pela mão, levanta e, se abusar, chega primeiro que a gente”.

BANALIZAÇÃO DA GRAÇA

Durante a ministração, o presidente também pontuou sobre os crentes que perderam a satisfação nas coisas de Deus. “Quando a gente se cansa da bênção, a gente fica meio enjoado”, avaliou. Isso resulta em pessoas que questionam, por exemplo, quem vai pregar. E, se não for do agrado, passa a desdenhar da pessoa. Uma postura de quem está “de barriga cheia” e, como ponderou o pastor Elias, se torna um problema. “A palavra não é do pregador, vem do trono”, exclamou.

OBJETIVO DA BÊNÇÃO

Ao citar o exemplo de Ana, mãe do profeta, juiz e sacerdote Samuel, o pastor Elias lembrou que a sua angústia foi mal interpretada pelo sacerdote Eli. Ela, no entanto, respondeu de modo que corrigiu o juízo equivocado: “Tenho contado ao Senhor a amargura da minha alma”.
Com base neste exemplo, o pastor Elias aconselhou às congressistas para compartilhar suas angústias e dores com o Senhor, que pode revolver. “Tem coisa que ninguém aqui embaixo vai resolver. Você tem de molhar o banco, molhar a cama da sua casa. Você tem de tirar o tempo para plantar. Se Deus não responder, não tem ninguém que responda”.

Ainda citando Ana, o pastor Elias lembrou que a vitória da maternidade sonhada por ela não podia ser um trunfo para prevalecer sobre Penina, a segunda esposa de Elcana, seu marido. Diante do voto feito ao Senhor de dedicar o filho do ventre para o serviço no templo, o objetivo de glorificar a Deus foi assumido verbalmente. Isso moveu o coração do Eterno. “Deus não vai dar benção nenhuma para mostrar aos outros que a gente pode. Deus vai dar o que é necessário, o que nos é de direito e o que engrandece o nome do Senhor”, declarou o preletor.

RAABE CONVERTIDA

O histórico de vida de Raabe, apresentada como meretriz, não a impediu de ouvir os relatos sobre o que o Deus de Israel havia realizado em favor de seu povo e, pela fé, acolher os espias de Israel e fazer um pacto pelo livramento de sua família. Raabe semeou em meio a tempos difíceis.

Com base em sua escolha, que resultou no seu ingresso na genealogia do Senhor Jesus (Mt 1:5) e na galeria de heróis da fé (Hb 11:31), o pastor Elias declarou: “Continue cantando, testemunhando, glorificando, chorando. O tempo de colher vai chegar. Deus vai lhe abençoar, ajudar e exaltar. Não haverá quem derrube a sua casa, enquanto você estiver plantando em tempos difíceis”.

Assista a ministração na íntegra.