Uma igreja pronta para servir
O complexo da Catedral de Perus, é composto pela “Igreja do Relógio” e o novo templo conta com o há de melhor em arquitetura para abrigar a membresia, congregados e simpatizantes que frequentam regularmente seus cultos, reuniões e encontros.
O edifício, além de moderno, conta com salas de reuniões, estúdios, central de monitoramento, administração, enfermaria, amplo auditório, servidos por 4 elevadores, sendo 2 panorâmicos.
Outra novidade muito valorizada pela membresia, é que o prédio vai contar com heliponto, muito necessário para a região.
O Complexo Catedral investiu quase R$ 1 mi (um milhão de reais), para cumprir as obrigações no processo de compensação e benfeitorias viárias, nas principais vias de acesso do bairro. As intervenções exigidas pela prefeitura através da CET. – Companhia de Engenharia de Tráfego incluíram ajuste de rampas, sinalizações, semáforos e placas.
Em termos ambientais, a igreja investiu em mais de 200 mudas de árvores com replantio nas áreas destinadas ao paisagismo, estação de tratamento de esgotos -único na região-, devolvendo água limpa para a região e reservatório de água.
PROJETOS SOCIAIS
A estrutura da Catedral conta, ainda, com forte participação do corpo de voluntariado que serve a comunidade da região com seus vários programas sociais como: Natal sem Fome, que distribui mais de 15 mil refeições.
A AD Perus desenvolve outros projetos sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade. São os seguintes: 1) Projeto Acolhendo com Amor que apoia e ampara a população de rua e dependentes de drogadição; 2) Projeto Orquestra Cidadã que ensina a arte e a cultura musical para crianças, adolescentes e jovens.
Em parceria com OSC e universidades a Catedral de Perus, também viabiliza atendimentos nos vários projetos de formação universitárias e diversos cursos, tendo já formado mais de 2 mil universitários na região.
ESTRUTURA
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, por sua sede matriz, também conhecida como Catedral de Perus, conta com mais de 1.200 filiais no Brasil e exterior, somando mais de 12 mil obreiros e ministros que servem seus quase 150 mil membros e congregados.
A Catedral de Perus faz parte ativa do crescimento da região que projetou o bairro para o Brasil e o mundo através de suas filiais nos estados e países.
A igreja manifesta grande satisfação em servir a população a partir de Perus, na propagação do evangelho genuíno de Jesus Cristo, transformador de vidas nesses 76 anos de existência.
MELHORIA NO TRANSPORTE PÚBLICO
Novo terminal de ônibus precisa ser a próxima prioridade em Perus
A explosão demográfica de Perus foi, em boa medida, impulsionada pela linha férrea. Afinal, quando a Fábrica de Cimento de Perus estava em seu auge atraindo milhares de pessoas para a região, o acesso de carro ou ônibus era muito precário.
Após 89 anos de formação do bairro, embora o trem seja utilizado por milhares de pessoas, os ônibus continuam sendo fundamentais ara a mobilidade dos paulistanos, diariamente.
O pastor Elias Cardoso, presidente da AD Perus, tem sido uma voz para levar as demandas coletivas diante das autoridades nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Uma demanda que havia saído da agenda municipal, mas foi retomada pela interlocução com a AD Perus, é a construção do novo terminal de ônibus em Perus. Para o líder assembleiano, este investimento não é um capricho da população. “É um equipamento importante que deverá garantir mais conforto, segurança, agilidade e qualidade”, declara o pastor.
Por ouvir os membros e visitantes da igreja acerca dos transtornos pela falta do terminal, o pastor Elias Cardoso, presidente da AD Perus, aproveitou a presença do prefeito no aniversário do Ministério, no dia 9 de setembro, e fez um pedido no plenário principal que estava lotado no momento do culto.
“Só sai daqui devendo uma promessa: o terminal de ônibus de Perus”, ponderou. Nunes reiterou que o projeto vai entrar no orçamento municipal.
O pastor André Bueno lembra, ainda, que o projeto de um terminal da SPTrans entrou na agenda pública há quase 20 anos, em 2004. Na época, foi lançado o livro “SÃO PAULO INTERLIGADO” que, entre outras medidas, cita a necessidade de construir o equipamento.