A reviravolta de Deus na condição da mulher

Missionária Lígia Cardoso: “Mais um ano o Senhor tem nos dado este presente de estarmos em Sua casa. O nosso Deus vai estar conosco todos estes dias”

O pastor Genival Bento ministrou a primeira mensagem do Cibemp Brasil 2023. Partindo do evangelho de Jesus escrito por João (Jo 20:15-18), ele ministrou sobre uma “reviravolta” projetada por Deus para a história da mulher na humanidade. Ele traçou uma cronologia partindo do Gênesis quando Deus projetou a mulher como ajudadora para interromper a condição solitária de Adão.

O preletor destacou as características da costela, osso escolhido por Deus para a formação da mulher. Assim, mencionou que a costela protege órgãos sensíveis e vitais como coração e pulmão. Com esta figura, ele enfatizou a força feminina e a condição de escudo que é peculiar à mulher.

PROPÓSITO

Sob esta perspectiva, o pregador afirmou: “Vocês não vieram por acaso, tem um propósito”. Durante a ministração, também foram citadas outras características da costela como a condição de, mesmo não sendo vista, ser tão importante. Característica análoga à das mulheres que nem sempre se expoem, mas nem por isso perdem a relevância e deixam de cumprir o propósito para o qual foram chamadas por Deus.

Ainda traçando outro paralelo, pastor Genival lembrou que uma vez fratura, não é possível aplicar gesso a uma costela. É preciso esperar a ação do tempo na sua recuperação. Com basse nisso, ele ponderou outra característica da costela que está presente na história da mulher: “Ela tem capacidade de resistir ao tempo, mesmo sem aparecer”.

Pastor Genival Bento: “Vocês não vieram por acaso, tem um propósito”

VERGONHA EM GLÓRIA

Avançando no plano da redenção, o pastor Bento lembrou que ao chamar Abraão para ser pai da nação de onde nasceria o Salvador, havia naquela família uma marca de vergonha: a infertilidade de Sara.

Contudo, esta escolha tinha o propósito de restaurar a condição da mulher que muitas vezes sofria o desprezo pelo fato de Eva ter conduzido Adão a também comer do fruto proibido no Éden. Quando elege a família de Abraão, conforme raciocínio do pastor Genival, era como se Deus estivesse dizendo: “Eu vou restaurar o que foi perdido”.

RESISTÊNCIA

O preletor destacou que buscou resposta em diversas fontes com o seguinte questionamento: “De onde flui este poder de não desistir? Tanta coragem de alguém tão, aparentemente, frágil?”. A única resposta plausível, segundo a inspiração que Deus lhe deu, é de que este é um particular do Criador com a mulher. Foi Ele que colocou nela essas características com o propósito de ser glorificado. “Foram feitas assim. Não há explicação científica. É coisa delas e de Deus”.

REVIRAVOLTA

O projeto de Deus de acabar com a vergonha do Éden teve seu ápice no domingo da rerrurreição. O pastor Genival destacou que a primeira pessoa a anunciar a vitória de Jesus sobre a morte, foi uma mulher. Quem primeiro viu o túmulo vazio, foi uma mulher.

A partir de Jesus, a mulher está presente na execução do plano de redenção. Entre os 120 que estavam no cenáculo, as mulheres estavam lá. A evangelização na Europa foi iniciada por meio da ação de Lídia, uma empreendedora que ouviu a pregação de Paulo, creu em Jesus, foi batizada e acolheu em sua casa a comitiva que contava, ainda, com Lucas e Silas.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA MINISTRAÇÃO