Umademp 2022 tem acolhimento inovador em Psicologia
O cuidado com a saúde mental é um assunto mais presente na ordem do dia, mas não uma inovação do século 21. O próprio Criador deixou evidente o cuidado que tinha na saúde mental do ser humano quando, na viração de cada dia, mantinha um encontro com Adão e Eva, no Éden. Foi graças à regularidade deste encontro que o primeiro casal foi confrontado com o ato de desobediência à ordem divina de não comer do fruto de uma única árvore do jardim.
Após a ressurreição, o próprio Cristo teve o cuidado de reeditar as memórias do apóstolo Pedro. Em volta de uma fogueira, ele reafirmou seu amor pelo Mestre por três vez. Situação análoga à madrugada da quinta-feira, antes da crucificação, quando também em volta de uma fogueira ele havia negado ser discípulo do Nazareno.
O apóstolo Paulo elencou aos crentes de Filipos sobre o conteúdo consumido por suas mentes que deveria ser: “verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, de excelência e digno de louvor” (Fl 4.8).
CUIDADO DIVINO
Há dezenas de outros exemplos de como Deus trabalha a saúde do ser humano de modo integral, ou seja, corpo, alma e espírito. O Eterno, em sua soberania, vocaciona as pessoas que vão manifestar o seu amor e cuidado de variadas formas.
Por isso, além das equipes de Enfermagem que estão sempre presentes em eventos deste porte, a edição 2022 do Congresso de Jovens, por orientação da missionária Lígia Cristina Marins Cardoso, disponibilizou aos congressistas uma equipe de profissionais em Psicologia. O serviço é mais uma contribuição direta da Associação Azarias, que trabalha acolhendo com amor quem mais precisa.
A missionária Lígia justifica a iniciativa porque, em virtude do isolamento imposto por causa da pandemia, os prejuízos socioemocionais foram amplos em todos os setores da sociedade. Por isso, tem ocorrido manifestações de síndrome do pânico, crises de ansiedade, fobias específicas que se manifestam com mais frequência.
A aglomeração de pessoas, temperatura e volume do som, podem ser gatilhos que desencadeiam os sintomas. “Como igreja de Cristo, devemos estar atentos para servir aos nossos irmãos e, também, a quem não é membro, mas está participando dos nossos eventos”, pondera a missionária.
RESULTADOS
A equipe de Psicologia contou com sete psicólogos(a): Amanda Nunes Pamplona, Beatriz Cavalcante Sabino Cruz, Neidy Fagundes Dias dos Santos, Nilvania de Lima Santos, Raquel Araújo dos Santos e Suellen de Melo Oliveira, e um psicólogo, Emerson Rufino Bezerra.
Entre as dezenas de atendimento, uma adolescente compartilhou questões sensíveis que foram bem conduzidas pelos profissionais da equipe. Ao término do atendimento, a jovem assumiu um compromisso: “Prometo pra você que vou lutar pela minha vida”.
Em outro atendimento, foi registrado o caso de uma jovem que não estava participando do congresso, mas passou pela Catedral após sair de um baile funk. Concluído o atendimento, ela afirmou que nunca havia sido tão bem acolhida. Desta forma, a extensão do acolhimento para a comunidade em geral, cumpre a função social da igreja de Cristo.
O motorista de uma das caravanas que estava com a pressão arterial muito alterada, foi atendido pelas equipes de Enfermagem e Psicologia. Com isso, a estadia na capital foi mais saudável e o retorno mais seguro.
PERSPECTIVA
Os profissionais relatam que, inicialmente, a preparação da equipe foi para atender casos de ansiedade. Entretanto, foram acolhidos outros casos que deverão continuar sendo acompanhados.
Diante da boa receptividade do atendimento, outros eventos de porte nacional como Aniversário da AD Perus, Conampe e Camp além de psicólogos, devem contar com outros profissionais como fisioterapeuta e farmacêutico para fortalecer a abordagem multidisciplinar.